1. FutBahia

Bahia Fretamento 100% Voos: Estratégia para Reduzir Desgaste do Elenco e Otimizar Logística em Calendário Intenso

Por Redação FutBahia em 30/04/2025 12:12

O Esporte Clube Bahia implementou uma mudança significativa em sua gestão logística para a temporada atual, optando por fretar a totalidade de seus voos em deslocamentos para compromissos fora de Salvador. Esta medida representa uma intensificação notável de uma prática que vinha sendo gradualmente ampliada nos anos recentes.

Em 2023, conforme registros do clube, apenas as viagens que obrigatoriamente envolviam conexões aéreas eram realizadas com aeronaves fretadas. No ano subsequente, em 2024, esse percentual subiu para 50% do total de deslocamentos aéreos da equipe. Agora, em 2025, o Tricolor Bahiano alcança a marca de 100%, um passo estratégico com o objetivo primordial de mitigar o considerável desgaste físico e mental a que os atletas são submetidos.

O Desafio do Calendário Intenso

Tal vultoso investimento em logística aérea sublinha a exigência do calendário competitivo que a equipe enfrenta. O Bahia está programado para disputar, nesta quarta-feira, seu 32º compromisso oficial na temporada, isolando-se, assim, como o clube brasileiro que mais vezes entrou em campo até o momento em 2025. Essa sequência incessante de partidas, muitas delas demandando viagens longas, impõe a necessidade de soluções que preservem a condição dos jogadores.

Bahia Fretamento 100% Voos: Estratégia para Reduzir Desgaste do Elenco e Otimizar Logística em Calendário Intenso
Foto: (Letícia Martins/EC Bahia)

Benefícios Operacionais e Flexibilidade

Os ganhos proporcionados por este aprimoramento no transporte aéreo da delegação vão além do conforto. Operacionalmente, uma das novidades em 2025 reside na base da aeronave, que permanece à disposição do clube em Salvador. Essa condição elimina a dependência da disponibilidade de companhias aéreas comerciais e confere ao Bahia uma flexibilidade sem precedentes para ajustar os horários de partida e retorno, adaptando-se prontamente a eventuais alterações na programação dos jogos. Este aspecto também resulta em otimização de custos.

Adicionalmente, a capacidade de retornar à base imediatamente após o término de uma partida, como ocorrerá nesta quarta-feira após o confronto contra o Paysandu no Mangueirão, é vista como um ponto de extrema relevância. Edgard Maba, gerente de Operações do Bahia , enfatiza o impacto positivo.

Para operação do futebol, é claro, significa uma melhoria muito expressiva. Nós, enquanto clube, conseguimos escolher os horários de partida e volta para casa, de acordo com a programação feita em conjunto com a nossa comissão técnica. O principal objetivo é otimizar nossa logística e acelerar o retorno para casa. Diante do nosso calendário atual, com tantos jogos e viagens, a flexibilidade contratual é algo muito importante para não passarmos apertos com mudanças em cima da hora ou alterações que prejudiquem o descanso e bem estar dos atletas.

Impacto na Performance e Recuperação

Sob a ótica da performance e saúde dos atletas, os benefícios são igualmente substanciais. Natalia Bittencourt, diretora da área no clube, aponta para o impacto direto na recuperação física e mental dos jogadores, que passam a dispor de mais tempo para conviver com seus familiares.

Os voos fretados trazem, pelo menos, três pontos positivos no processo de recuperação dos atletas. Na volta para casa, por exemplo, conseguimos aproveitar o espaço para iniciar os processos de recuperação, já com o uso de equipamentos. Impacta na redução das horas de voos, o que proporciona ao grupo um maior descanso físico e mental, e maior tempo com a família. Sem falar que, durante o voo fretado, conseguimos ter maior controle do cardápio e qualificar a alimentação dos atletas.

Distâncias Percorridas em 2025

A necessidade de uma gestão de viagens tão robusta é evidenciada pelas distâncias já superadas. Das 31 partidas realizadas em 2025 até o momento, 14 foram disputadas longe de Salvador. Uma parcela considerável dos deslocamentos mais extensos foi imposta pela participação do clube na Copa Libertadores da América. O Esquadrão de Aço já empreendeu jornadas à Bolívia para enfrentar o The Strongest e ao Uruguai para duelos contra Boston River e Nacional. O Bahia figura, inclusive, como o quarto clube brasileiro com as maiores distâncias a percorrer nesta edição do torneio continental.

Um detalhe adicional do acordo firmado com a empresa parceira concede ao EC Bahia a prerrogativa de alugar a aeronave fretada para outras agremiações esportivas, possibilitando a recuperação de parte do capital investido no serviço.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Isabela

Isabela

Nível:

Rank:

Comentado em 30/04/2025 16:31 Finalmente um planejamento decente! Isso mostra que o Bahia tá se profissionalizando, blz? Vamos pra cima dos rivais!
Felipe

Felipe

Nível:

Rank:

Comentado em 30/04/2025 14:21 Fretado é o caminho, mlk! Vamos, Bahia!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos